terça-feira, 30 de outubro de 2012

Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola


A escola e as relações com a comunidade
O trabalho com projetos pode ser desenvolvido através do contato dos alunos e professores com a comunidade entorno da escola. Esse contato faz com que a escola quebre as barreiras do aprendizado limitado às quatros paredes de uma sala de aula.
É uma oportunidade dos alunos e professores estarem conhecendo melhor a comunidade no entorno da escola e de estarem vivenciando como é a vida das pessoas dessa comunidade e de trazer para a aula dentro da escola as problemáticas observadas a respeito do projeto. 

O ensino não deve estar limitado às quatro paredes de uma sala de aula.


Fórum escolar de ética e de cidadania

O objetivo do fórum é reunir uma diversidade de pessoas que fazem parte da comunidade no entorno da escola para que venham conhecer o trabalho que cada um tem dentro da sua comunidade e discutir soluções para os problemas enfrentados por eles. Através do fórum é possível que todos os envolvidos saibam o que está acontecendo no bairro e a partir disso possa encontrar estratégias que façam com que os problemas destacados venham ser solucionados.
 O fórum tem como objetivo a inclusão de todos os envolvidos na comunidade estarem conhecendo a escola e mais do lugar onde vivem.



Introdução: saúde na escola
O conceito da sexualidade, da violência e das drogas precisa ser trabalhado na escola de maneira aberta e clara.
A mídia tem influenciado a todos com relação aos conceitos destacados acima e isso tem feito com que os alunos venham absorver valores impostos pelos meios de comunicação.
A escola precisa trabalhar valores com os alunos, pois estes conceitos têm feito com que não só os alunos, mas que a população em geral adquirisse mudanças de comportamento por causa dessa grande invasão midiática nos dias de hoje.

Precisamos estar atentos aos conteúdos midiáticos.




Saúde do professor
Vários são os fatores que tem influenciado na vida dos educadores para que os mesmos tenham se esquecido de cuidar da própria saúde. Um desses fatores é o tempo escasso para dormir, comer e para horas de lazer onde estes podem estar focando mais neles mesmos e esquecendo um pouco do trabalho escolar.
Um dos grandes fatores que tem prejudicado os educadores é o caso do stress, por causa da sala de aula onde os alunos não tem disciplina, direção que tem imposto um trabalho com excesso de informações e falta de tempo para executá-los, problemas de alunos para serem resolvidos com os pais e mais uma série de informações que tomamos conhecimento no dia a dia do nosso trabalho e que tem feito com que a nossa saúde fique em segundo plano. Outros fatores além desse já citado é o problema da postura que o professor tem que assumir em sala de aula com o intuito de evitar dores e problemas físicos e a questão da voz que é usada constantemente e que o professor deve estar buscando soluções onde ele possa articular sua voz para que venha minimizar problemas e nunca esquecendo se de sempre estar hidratando se sempre antes de começar a falar.


Devemos encontrar tempo para observar como anda nossa saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário