domingo, 4 de novembro de 2012

Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola

Protagonismo juvenil e participação escolar
Para que o aluno se torne ativo em seu processo de aprendizagem é preciso que o conteúdo a ser trabalhado na escola venha ser um “problema” significativo para ele, ou seja, que venha fazer parte do dia a dia da comunidade em que ele vive ou parte dos problemas que podem estar passando e que ele possa estar opinando sobre esse determinado problema.
A escola deve ter um papel ativo na construção do cidadão critico dentro do contexto de ensino e usar temas significativos para a construção desse cidadão.

Juntos no processo de ensino e aprendizagem!

Educação comunitária e questões de gênero na escola
A questão do gênero trabalhado com os alunos com o intuito de eles poderem estar contando situações presenciadas de violência verbal ou física envolvendo homens e mulheres é uma forma dos docentes estarem conhecendo melhor a comunidade onde eles vivem. É importante para o processo de aprendizagem do aluno que o professor saiba mais sobre a sua vida e a de sua família, pois é uma porta para estar trabalhando a questão de valores com esses alunos a partir desses conflitos que ao longo do trabalho escolar vão sendo presenciados.

Agressão verbal!

Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares
A obesidade é um dos grandes problemas hoje em dia e é muito importante que os professores conversem com os alunos com o intuito de estarem mostrando a eles a importância de uma boa alimentação. Comer na hora certa e escolher alimentos que não sejam calóricos para não correr risco de sobre peso e ficar dentro dos limites previsto do IMC – índice de massa corporal.

É preciso estar atentos ao que os alunos comem na escola!


Distúrbios alimentares (anorexia e bulimia, obesidade)
As doenças causadas pelos distúrbios alimentares fazem com que as pessoas que sofrem da mesma não enxerguem que precisam de ajuda e passam a achar que estão gordos mesmo estando magros.
Em outros casos passam a comer demais sem nenhum controle sobre o alimento e passam então a sofrer com a obesidade.
Os distúrbios alimentares em especial a obesidade faz com que os adolescentes venham sofrer na escola com apelidos e acabem sendo vítimas de bullying.


Distúrbios alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário