sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola

Educação comunitária e direitos humanos
A educação comunitária começou entre os anos 80 e 90 com a concepção de que escola e comunidade devem atuar dentro do contexto escolar como sujeitos do processo de ensino aprendizagem.
Dentro dessa visão os alunos passam a aprender através de projetos onde estão relacionados os problemas da comunidade em que fazem parte no dia a dia. Através desses projetos o aluno aprende as matérias do currículo escolar de uma maneira interdisciplinar e ainda coloca todos os envolvidos na comunidade dentro do tema do projeto que está sendo desenvolvido fazendo um levantamento da problemática que a comunidade tem e ainda levando soluções para que sejam amenizados ou resolvidos os problemas da mesma.
Escola e escola com parceiras no processo de ensino e aprendizagem!

Democracia e Educação em Direitos Humanos
Para que haja democracia é preciso que na escola todos venham saber dos seus direitos e deveres. O professor não pode ser autoritário e querer que os alunos comportem se como grupos democráticos. Não da para passar uma imagem autoritária aos alunos e quererem que eles sejam uma imagem democrática. É preciso que os alunos participem de uma democracia escolar sabendo dos seus direitos e deveres como cidadãos.
Direitos e deveres para uma educação democrática.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Devemos como professor estar atentos ao comportamento dos alunos em sala de aula. Hiperatividade, desatenção e impulsividade podem ser sintomas de TDAH e é preciso que o professor venha ter um olhar diferente para esses alunos buscando ajuda da escola e da família para que haja uma compreensão melhor sobre o caso e juntos venham buscar ajuda de profissionais especializados na área para saber de que maneira podem estar trabalhando em conjunto para amenizar o caso.
Alunos com esses sintomas precisam de mais atenção, precisam sentir se inseridos no meio em que vivem. Às vezes simples tarefa que o professor pede a esses alunos como forma de ajudar em sala de aula, faz com que alunos com esses sintomas venham se sentir inseridos e mais socializados com a turma.
Hiperatividade, desatenção e impulsividade podem ser casos de (TDAH).


Retardo mental e autismo
Há graus de retardo mental que vão determinar qual é a capacidade do aluno com esse déficit, onde ele pode chegar e qual é a atenção que ele precisa para estar na escola e desenvolver as suas tarefas. Dependendo do grau do retardo será preciso um atendimento especializado para que ele venha permanecer na escola e avançar no seu processo de aprendizagem.

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