Educação comunitária e direitos humanos
A educação comunitária começou entre os anos
80 e 90 com a concepção de que escola e comunidade devem atuar dentro do
contexto escolar como sujeitos do processo de ensino aprendizagem.
Dentro dessa visão os alunos passam a
aprender através de projetos onde estão relacionados os problemas da comunidade
em que fazem parte no dia a dia. Através desses projetos o aluno aprende as
matérias do currículo escolar de uma maneira interdisciplinar e ainda coloca
todos os envolvidos na comunidade dentro do tema do projeto que está sendo
desenvolvido fazendo um levantamento da problemática que a comunidade tem e
ainda levando soluções para que sejam amenizados ou resolvidos os problemas da
mesma.
Escola e escola com parceiras no
processo de ensino e aprendizagem!
Democracia
e Educação em Direitos Humanos
Para que haja democracia é preciso que na
escola todos venham saber dos seus direitos e deveres. O professor não pode ser
autoritário e querer que os alunos comportem se como grupos democráticos. Não
da para passar uma imagem autoritária aos alunos e quererem que eles sejam uma
imagem democrática. É preciso que os alunos participem de uma democracia
escolar sabendo dos seus direitos e deveres como cidadãos.
Direitos e deveres para uma educação
democrática.
Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH)
Devemos como professor estar atentos ao
comportamento dos alunos em sala de aula. Hiperatividade, desatenção e
impulsividade podem ser sintomas de TDAH e é preciso que o professor venha ter
um olhar diferente para esses alunos buscando ajuda da escola e da família para
que haja uma compreensão melhor sobre o caso e juntos venham buscar ajuda de
profissionais especializados na área para saber de que maneira podem estar
trabalhando em conjunto para amenizar o caso.
Alunos com esses sintomas precisam de mais
atenção, precisam sentir se inseridos no meio em que vivem. Às vezes simples
tarefa que o professor pede a esses alunos como forma de ajudar em sala de
aula, faz com que alunos com esses sintomas venham se sentir inseridos e mais
socializados com a turma.
Hiperatividade, desatenção e impulsividade
podem ser casos de (TDAH).
Retardo mental e autismo
Há graus de retardo mental que vão determinar
qual é a capacidade do aluno com esse déficit, onde ele pode chegar e qual é a
atenção que ele precisa para estar na escola e desenvolver as suas tarefas.
Dependendo do grau do retardo será preciso um atendimento especializado para
que ele venha permanecer na escola e avançar no seu processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário