quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola

Educação Geográfica, estudo da cidade e o uso da cartografia.
O estudo da cidade através de textos que contam a historia e a origem da população e de como ela se formou faz com que os envolvidos com o projeto conheçam um pouco mais a fundo a cultura local e passem a ter respostas para as perguntas que surgirem, por exemplo, do por que é celebrada a missa a determinado santo ou ainda por que tal festa é comemorada pela cidade.
Mas para que o projeto venha ser internalizado por todos é muito importante que venha haver um contato fora da escola com o objeto em estudo. Os conhecimentos a partir de textos escritos servem como base apenas para um conhecimento prévio do tema.
Imagem da cidade de Canas, Prefeitura.


A cartografia e a representação dos lugares
A representação de mapas da à possibilidade de se ter informações gerais a respeito do lugar onde serão desenvolvidas ações a respeito do projeto que será trabalhado pelo grupo. Através dele podemos nos orientar a respeito da população que vive no lugar e de onde podemos estar começando o desenvolvimento do projeto. Diferente de um texto escrito a respeito do projeto, mas de grande utilidade na questão da orientação de todos.
Através dos mapas podemos ver também as modificações que aconteceram naquele lugar com o desenvolvimento ou abando do lugar.
A arquitetura única do Pelourinho BA.
http://www.vejanomapa.com.br/pelourinho-ba


Sexualidade na escola
A importância de estar desenvolvendo um projeto com atividades que debatam o tema da sexualidade na escola é fundamental para que os alunos venham conhecer as mudanças que acontecem no corpo com o passar do tempo.
A questão em si abre um leque de discussões para dados que mostram a importância da relação sexual segura através de preservativos e também a dados que mostram o índice de adolescentes com doenças sexualmente transmissíveis e que engravidaram cedo.
Sexualidade, saúde e segurança!


Sexualidade e prevenção de risco
Sabemos que o preservativo é fundamental na hora da relação sexual. No entanto a distribuição do mesmo em escolas pode gerar certa resistência por parte dos pais, pois pode estar incentivando os adolescentes a pratica sexual.
Talvez uma parcela da população diga que isso é normal, destacando que se o adolescente não estiver protegido terá a relação do mesmo jeito, e a escola fazendo a distribuição os adolescentes estariam protegidos contra as doenças sexualmente transmissíveis e a uma gravidez indesejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário