quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola


Transformações sociais, currículo e cultura.
Desde os tempos mais antigos até os dias de hoje sabemos que a sociedade em geral vem sofrendo mudanças nas quais muitas delas têm relação à tecnologia. A partir dessas mudanças sabemos que é fundamental uma atualização de nossas praticas de ensino em sala de aula. Os alunos não são mais os mesmos, fazem parte da sociedade digital e de um mundo bem mais informativo que outrora tínhamos vivenciado.
Currículo escolar: é de suma importância que se faça ajustes que venham favorecer esses novos alunos, que seja significativo e que venha suprir suas necessidades.
O currículo escolar precisa estar em constante mudança!


A valorização da cultura corporal da comunidade no currículo escolar
A importância que se tem de estar incluindo os esportes que a comunidade gosta e pratica dentro do currículo escolar, é a maneira ideal de estar valorizando algo significativo para os alunos através de um projeto que possa estar falando sobre regras e disciplina. É importante esse envolvimento da escola, pois faz com que a comunidade venha participar mais da escola e dos projetos trabalhados por ela.


Violência nas escolas
Quando se fala em violência na escola por parte dos alunos, podemos pensar em vários fatores para que o mesmo venha acontecer. Pobreza, falta de atenção em casa pelos pais ou por seus responsáveis, a vivencia em ambiente que tenha constante violência, fracasso escolar por acharem que são incapazes de aprender e até por serem classificados na escola pelos professores como incapazes. 
A maneira mais correta de estar lidando com esses casos é estar conhecendo a vida de cada aluno para que se tenha em mente quais seriam os fatores que estão levando este aluno a ser violento na escola. Às vezes uma simples conversa muda tudo. 



Bullying
A falta de um olhar mais especial para o tema que tem sido um problema não só nos dias de hoje, já tem feito com que inúmeras vitimas sofressem caladas por não terem coragem de combater o agressor por causa do medo ou da vergonha em pedir ajuda.
O agressor se sente melhor agredindo a vitima, ele precisa disso, pois também sofrer por alguma coisa. A vítima por sua vez tem sua autoestima baixa por saber que é vitima e vive com medo de frequentar lugares diferentes e não querem se expor.
Bullying: a situação é grave, mas há solução à vista
Fonte: (http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/30-dicas-como-ajudar-seu-filho-lidar-bullying-647014.shtml)




Nenhum comentário:

Postar um comentário