terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola


Lazer, cultura e elementos comunitários.
A escola além de ser um espaço que é especifico para o processo de ensino e aprendizagem deve abrir as suas portas para que este espaço venha ser usado como um lazer em dias não letivos com intuito de estar atendendo a comunidade. Campeonatos esportivos e ações sociais como bingos e festas é um caminho para atrair a comunidade para dentro da escola e fazer com que venha haver um envolvimento maior entre escola e comunidade.


Lazer, juventude e esportes.
A importância de se trabalhar o lazer na juventude vai além de estar propiciando um lugar onde a comunidade possa estar desenvolvendo atividades físicas. É preciso conhecer o jovem em sua comunidade e saber qual é o lazer de cada um deles, pois muitos são alvos do lazer mercadoria, imposto pela mídia.
Alguns exemplos desses são os jovens que tem com lazer a pratica do skate, influenciados por musicas do gênero e por viverem em grupos que tem essa prática com valor. Onde acabam sendo influenciados por um jeito diferente de ser, falar, agir e vestir.
É fundamental que a juventude venha internalizar valores como a pratica da leitura como lazer, a passeios em família etc... Deixando um pouco de lado a influencia que a mídia nos dias de hoje vem sugerindo para os mesmos.
A influência midiática!



Uso de substâncias psicoativas
Quando falamos em substâncias psicoativas logo pensamos em drogas ilícitas como o crack, maconha e cocaína. No entanto é preciso que os educadores em geral venham estar explicando aos adolescentes qual é o efeito que as drogas consideradas lícitas como tabaco e o álcool podem causar ao nosso sistema nervoso central.
O uso dessas drogas misturadas pode causar um dano ainda maior para o sistema nervoso central. Muitos são os adolescentes que pensam em se divertir apenas com o uso dessas drogas, não sabendo quais os riscos que estão correndo.


Mídia e comportamento
A mídia tem influenciado os adolescentes ao uso da bebida, a violência, ao adiantamento da vida sexual dentre outras atitudes maléficas ao comportamento dos mesmos. O papel do professor a respeito desse tema é fazer com que os adolescentes consigam enxergar a grande influencia que a mídia tem na vida deles e como que a atitude deles de estarem absorvendo este conteúdo midiático tem contribuído para a construção de valores que não são bons para a vida que ele tem que ter em sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário