domingo, 9 de dezembro de 2012

Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola

Relações com as comunidades e a potência do trabalho em rede
A escola precisa manter uma relação com a comunidade, inserir no currículo escolar essa pratica para que se conheça um pouco dos costumes e das crenças estão internalizadas por ela. A partir desse conhecimento trabalhar com o aluno para que ele venha ser agente multiplicador de novas práticas, de valores diferentes com o intuito de resgatar valores e de tornar a comunidade mais participativa da escola.



Uh-Batuk-Erê: Uma ação de comunidade
A idéia de estar promovendo ações em comunidade com o intuito de manter uma relação entre amigos que traga a mesma para a participação escolar é fundamental para que a comunidade em grupo de valor aos seus valores. Ações como a dança, artesanato, palestras e outros fazem com que as relações venham cada vez ser mais fortificadas, pois há uma mudança de costume tanto por parte dos pais, mas também pelos alunos, pois ambos passam a ver a escola com outro olhar.



Stress e ansiedade na infância e na adolescência
Tanto os pais quanto os educadores precisam ensinar as criança e os adolescentes a terem responsabilidade desde cedo. Com isso eles terão autocontrole sobre todas as coisas que terão que passar como provas e até mesmo com relação à autonomia que devem ter diante de seus pais e educadores na hora de duvidas, saber que a melhor coisa é perguntar, saber como viver em sociedade e ser participativo nela.
É muito importante que pais e educadores estejam em constante dialogo com os adolescentes, saber o que está acontecendo para que eles não venham desenvolver stress e ansiedade que é muita das vezes um fator prejudicial para a saúde dos mesmos.
Stress pode-se dar pela falta de autocontrole, da responsabilidade que se deve ter!



Depressão na infância e adolescência
Os educadores precisam dar sempre um espaço para que os alunos possam estar contando o que eles estão passando, com o objetivo de saber qual é a convivência com seus familiares e com a sociedade em geral. Muitas das vezes o desanimo que o aluno demonstra em aprender algo novo na escola é por uma série de motivos associados a questões familiares ou até mesmo de dentro da própria escola. Problemas simples que os alunos têm podem causar desde desanimo até uma depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário