sábado, 20 de outubro de 2012

Interdisciplinaridade, Transversalidade e Construção de Valores

Sentimentos e afetos como tema transversal
Trabalhar sentimentos e afetos em sala de aula faz com que a criança transmita para a atividade que está sendo realizada, história que acontecem no dia a dia delas e faz também com que ela própria venha repensar sobre essas histórias no sentido de encontrar soluções que amenizem as mesmas. Esse diálogo em sala de aula a respeito dos sentimentos na questão de valores mostra também que aquilo que é tido como valores para alguns não são a todos visto da mesma maneira. “O que é objeto de valor para mim não quer dizer que seja para o outro.”
Trabalhar com atividades que venham mostrar o que os alunos vivenciam e buscar juntos deles as formas para que esse suposto “problema” venha ser amenizado ou resolvido é importante não só para que eles venham refletir, mas para que eles venham através da busca de soluções serem autônomos e assim se autoconhecer como sujeitos capazes de resolver seus problemas e dos que os rodeiam.
É preciso com que toda intervenção seja positiva para que alcancemos resultados positivos. (Fonte: http://meilycass.files.wordpress.com/2011/10/calvin_autoestima.jpg)


Prática de projetos e transversalidade em sala de aula: questões de Gênero no cotidiano escolar
Os educadores precisam se inteirar mais a respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais na parte dos temas transversais. Pois essa sugestão do MEC tem sido descartada por muitos educadores.
As questões de ética, diversidade cultural e orientação sexual são temas importantes para o trabalho em sala de aula, mas o ponto principal é o trabalho feito de forma significativa para os alunos. É preciso que o tema venha gerar opiniões a respeito de algum problema local para que o assunto venha se tornar interessante para ser trabalhado.
Temas transversais: Significando a realidade em que vivemos.

Assembleias escolares e democracia escolar
O trabalho com o diálogo sempre é o melhor caminho para resolução de conflitos e busca de soluções para os problemas. Ainda que os problemas não sejam totalmente resolvidos, o diálogo abre espaço para opiniões de todos a respeito dos problemas e na busca de amenizar a situação buscando caminhos para que possa estar convivendo com eles.
A conversa entre todos com o objetivo claro de resolver problemas trás a oportunidade para que todos possam expor o que pensam e assim chegar a uma decisão. Faz da escola ou de qualquer outro grupo um espaço democrático onde todos participem e entre em igual acordo. É a maneira correta de tomar decisões a cerca dos problemas de todos.
O diálogo é o melhor caminho para encontrar soluções.


Diversidade/pluralidade cultural na escola
O grande propósito desta questão é levar o aluno a compreender que existem culturas diferentes, costumes de diferentes povos e que esses costumes devem ser respeitados. Através disso, fazer uma ponte sobre as problemáticas de dentro da escola no sentido de estar contextualizando que todos são iguais independentes das diferenças que existe entre um e outro.
Dar ênfase as diferenças que o sujeito não aceita ou não se sente bem é levantar ainda mais a questão do tema como problema. Se não dermos enfoque às diferenças, quem sabe elas aos nossos olhos seriam apenas costumes diferentes e nada mais, e não haveria racismo e nenhuma situação de constrangimento por parte de todos.
Todos são iguais independentemente das diferenças.

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