segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Interdisciplinaridade, Transversalidade e Construção de Valores


Pedagogia de projetos
O trabalho com projetos em sala de aula abre espaço para temas onde os alunos possam estar dando as suas opiniões, construindo novos conceitos sobre esse tema e ainda ter a possibilidade de estar escutando o outro e saber o que ele pensa sobre o mesmo assunto. O trabalho com a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade trás para a sala de aula outras histórias contadas por alunos que faz parte do cotidiano onde vivem esses alunos e que tem um grande significado para eles.
Através de um tema são abordadas as questões que envolvem várias disciplinas para se entender um todo complexo.


Educação Integral
Possibilita um trabalho mais ampliado dos conhecimentos que o aluno tem através do ensino regular e faz com que o aluno amplie o que aprendeu em aulas diversificadas, dando a eles a oportunidade maior de uma interação com o meio em que vive e ainda criando neles um sujeito mais ativo do processo de aprendizagem no qual eles se encontram.
Essas aulas alem de serem aulas diferentes e ter o objetivo de ampliar o que os alunos aprendem em sala de aula, da à oportunidade para eles estarem mais juntos, de se respeitarem e de conhecer mais através do convívio com o outro.
(Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BYx9jXW7sxY&feature=fvwrel)


Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?
A escola que faz com que uma pessoa seja ética e venha ser um cidadão formado em boas ou más condutas são os lugares em que a pessoa vive. Ela aprende seus costumes a adquire seu modo de agir, pensar e ser com a interação do meio em que ela está se formando. Assim como o homem é sempre um ser inacabado, este por sua vez estará sempre aprendendo algo de novo com esse contato que tem com o meio em que ele vive.
A ética e a cidadania estão em todos os lugares e a aprendizagem dos mesmos se da quando tomamos parte do que temos como exemplo no nosso dia a dia para dentro de nós, quando trazemos para a nossa vida. E isso inclui tanto bons com maus exemplos.

Mas, há que se deixar bem claro que esta transição de alguns valores e a consequente aquisição de outros, não implica no esquecimento daqueles, pois “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos” (FREIRE, 1982b, p. 33).
(Fonte: http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/educacao-segundo-paulo-freire-5334/artigo/)

Violência nas escolas
O que fica claro a respeito deste “problema” enfrentado por todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem é o de como resolver questões que faz com que todos os envolvidos nesse processo ocupem seus lugares retomando cada um as funções que lhe competem. Professores e alunos educando e sendo educados através do convívio com o meio escolar.
Tratar da questão da violência na escola é tratar dos problemas em que o sujeito causador da violência na escola está passando, saber como pensa, porque pensa assim e conhecê-lo através de trabalhos que faça conexões com o mundo em que ele vive na sociedade.
Exemplo: projetos que venha fazer com que o aluno e a família estejam mais conectados com a escola, trazer significados para eles a cerca do papel da escola de modo que os mesmos vejam está escola como lugar importante, de respeito e harmonia.
Devemos lembrar-nos desse dia todos os dias e fazer com que a participação da família na escola venha ser mais constante.

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