segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Interdisciplinaridade, Transversalidade e Construção de Valores


Conhecimento em rede
A ideia de rede quando se fala da construção do conhecimento é vista como a chave para o entendimento de que as disciplinas estão ligadas entre si, ou seja, a água não é propriedade especifica apenas da ciência ou da química, o tema água pode muito bem estar na matemática quando falamos de proporção.
Esta realidade deixa claro que o tema quando trabalhado de maneira transdisciplinar é como se pegássemos um todo complexo e dividimos em partes simples para se chegar ao entendimento deste objeto complexo. Desta forma estaríamos entendendo este objeto através de suas partes.



Projetos
Partiremos dos pré-supostos de que projeto está relacionado a um objetivo pelo qual se busca atingir, mas que para realiza-lo é preciso de um planejamento consciente por parte do sujeito que tem a função de agir para que este projeto venha ser colocado em pratica e para que ele não venha morrer no meio do caminho.
De certa forma quando temos sonhos fazemos planos em nossas vidas e dessa forma procuramos traçar caminhos em busca dos nossos sonhos ou nossos desejos. E é nesta linha que devemos pensar quando falamos da educação.
O planejamento que o educador faz com o objetivo consciente de ajudar o aluno, ele pode nascer com a ilusão, esperança ou com o sonho de que aquele aluno vai conseguir entender a matéria a ser dada naquela aula ou em um período de aulas.
Quando falamos de planejamento consciente, pensamos em estabelecer metas que estão de acordo, que podem ser alcanças, pois devemos levar os fatores de onde estamos e de quem somos e onde teremos que chegar.
A vida toda é feita de projetos, e a partir do momento que conseguimos avançar um degrau na vida, então começamos novamente a projetar aquilo que queremos, a correr em busca de mais um sonho.
Sonhos, ilusões e esperanças ligados a um planejamento consciente das trajetórias que serão percorridas.
Ação para a realização de todos os objetivos!



Dimensões constitutivas do sujeito psicológico
Devemos ter a consciência de que quando estamos trabalhando em sala de aula com os nossos alunos, varias são as causas que fazem com que nossos alunos venham se comportar de uma maneira que outrora não estavam se comportando.
A interação com o meio em que vive esse aluno tanto em sua casa como na escola, traz consequências que fazem com que ele venha reagir de maneira diferente. Pois assim como nós, esse aluno pode estar feliz hoje com o seu dia ou com o que aconteceu a ele na interação com o meio em que ele vive, mas pode também estar triste e confuso por algo de ruim que aconteceu e então isso fará com que ele venha ter outra reação no momento em que ele estiver na escola estudando.
Há dias em que não estamos bem e não queremos conversa por exemplo. E é dessa maneira de como somos que também são nossos alunos no dia a dia. Por isso há essa mudança no comportamento do sujeito a medida com que acontece determinado fato no meio em que vive.
Essas várias expressões faciais servem com exemplo de como o sujeito se comporta a partir do que acontece na interação com o meio em que vive.
(Fonte: http://brucesaints.blogspot.com.br/2010/08/significado-das-expressoes-faciais-das.html )


A construção de valores e a dimensão afetiva
Precisamos como educadores trabalhar a questão da afetividade em sala de aula através de aulas reflexivas que façam com que os alunos possam estar interagindo entre si. Essa perspectiva de trabalho traz como objetivo principal através da interação, estar proporcionando oportunidades para que eles venham se conhecer melhor e possam estar aprendendo a conviver em grupo através desses momentos que farão com que eles venham ter respeito uns com os outros e ainda construir seus próprios valores éticos e morais.
A foto acima retrata um jogo de regras e sentimentos. Há que se saber conviver em grupo e ter o respeito pelas regras para que aconteça esse momento onde os times matem essa interação entre seus jogadores para se chegar ao objetivo da partida que é o gol, onde também envolve sentimento de alegria e de desanimo ou tristeza por parte do time adversário. (fonte: http://www.ticbykids.com.br/post.php?post=31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário