Conhecimento
em rede
A ideia de rede quando se fala da construção
do conhecimento é vista como a chave para o entendimento de que as disciplinas estão
ligadas entre si, ou seja, a água não é propriedade especifica apenas da ciência
ou da química, o tema água pode muito bem estar na matemática quando falamos de
proporção.
Esta realidade deixa claro que o tema quando
trabalhado de maneira transdisciplinar é como se pegássemos um todo complexo e
dividimos em partes simples para se chegar ao entendimento deste objeto
complexo. Desta forma estaríamos entendendo este objeto através de suas partes.
Projetos
Partiremos
dos pré-supostos de que projeto está relacionado a um objetivo pelo qual se
busca atingir, mas que para realiza-lo é preciso de um planejamento consciente por
parte do sujeito que tem a função de agir para que este projeto venha ser
colocado em pratica e para que ele não venha morrer no meio do caminho.
De
certa forma quando temos sonhos fazemos planos em nossas vidas e dessa forma
procuramos traçar caminhos em busca dos nossos sonhos ou nossos desejos. E é
nesta linha que devemos pensar quando falamos da educação.
O
planejamento que o educador faz com o objetivo consciente de ajudar o aluno,
ele pode nascer com a ilusão, esperança ou com o sonho de que aquele aluno vai
conseguir entender a matéria a ser dada naquela aula ou em um período de aulas.
Quando
falamos de planejamento consciente, pensamos em estabelecer metas que estão de
acordo, que podem ser alcanças, pois devemos levar os fatores de onde estamos e
de quem somos e onde teremos que chegar.
A
vida toda é feita de projetos, e a partir do momento que conseguimos avançar um
degrau na vida, então começamos novamente a projetar aquilo que queremos, a
correr em busca de mais um sonho.
Sonhos, ilusões e
esperanças ligados a um planejamento consciente das trajetórias que serão
percorridas.
Ação para a realização
de todos os objetivos!
Dimensões constitutivas do sujeito
psicológico
Devemos
ter a consciência de que quando estamos trabalhando em sala de aula com os
nossos alunos, varias são as causas que fazem com que nossos alunos venham se
comportar de uma maneira que outrora não estavam se comportando.
A
interação com o meio em que vive esse aluno tanto em sua casa como na
escola, traz consequências que fazem com que ele venha reagir de maneira
diferente. Pois assim como nós, esse aluno pode estar feliz hoje com o seu dia
ou com o que aconteceu a ele na interação com o meio em que ele vive, mas pode
também estar triste e confuso por algo de ruim que aconteceu e então isso fará
com que ele venha ter outra reação no momento em que ele estiver na escola
estudando.
Há
dias em que não estamos bem e não queremos conversa por exemplo. E é dessa
maneira de como somos que também são nossos alunos no dia a dia. Por isso há
essa mudança no comportamento do sujeito a medida com que acontece determinado
fato no meio em que vive.
Essas várias
expressões faciais servem com exemplo de como o sujeito se comporta a partir do
que acontece na interação com o meio em que vive.
(Fonte: http://brucesaints.blogspot.com.br/2010/08/significado-das-expressoes-faciais-das.html
)
A construção de valores e a
dimensão afetiva
Precisamos
como educadores trabalhar a questão da afetividade em sala de aula através de
aulas reflexivas que façam com que os alunos possam estar interagindo entre si.
Essa perspectiva de trabalho traz como objetivo principal através da interação,
estar proporcionando oportunidades para que eles venham se conhecer melhor e
possam estar aprendendo a conviver em grupo através desses momentos que farão
com que eles venham ter respeito uns com os outros e ainda construir seus
próprios valores éticos e morais.
A foto acima retrata
um jogo de regras e sentimentos. Há que se saber conviver em grupo e ter o
respeito pelas regras para que aconteça esse momento onde os times matem essa
interação entre seus jogadores para se chegar ao objetivo da partida que é o gol,
onde também envolve sentimento de alegria e de desanimo ou tristeza por parte
do time adversário. (fonte: http://www.ticbykids.com.br/post.php?post=31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário