domingo, 23 de setembro de 2012

Interdisciplinaridade, Transversalidade e Construção de Valores

TEMAS TRANSVERSAIS
Ciência e Educação
As aulas de ciências na escola podem e devem ser realizadas através de temas relacionados aos fatos do dia a dia e não simplesmente ao discurso feito pelo professor de um livro didático. A questão de doenças através da poluição das matas, das águas, as explicações de rótulos de vários produtos que contenham indicações e contra indicações, questões relacionadas à energia e ao funcionamento das usinas hidrelétricas explicando como é gerada a energia que chega até as residências etc...
Esses exemplos são apenas alguns temas que podem servir de discussão em uma aula de ciências e que com certeza teria melhor proveito, pois faz parte do dia a dia do ser humano e são temas significativos para os alunos.
O gráfico acima mostra o gasto de energia em (kWh) de aparelhos que fazem parte do dia a dia das pessoas em suas casas. Uma importante informação para uma aula de ciências e também de matemática.


Interdisciplinaridade e transversalidade na educação
A interdisciplinaridade faz com que as disciplinas venham estar ligadas entre si para o estudo de um único tema. O objetivo de estudar o tema dessa maneira é compreender que o objeto a ser estudado não está relacionado apenas a uma disciplina, mas que existe uma ligação forte por partes das mesmas para o estudo de um determinado  tema e para uma compreensão melhor do objeto de estudo.
Através dessa concepção de estudo compreende-se os temas transversais inclusos de uma maneira interdisciplinar nas aulas de várias disciplinas, o que da uma maior compreensão por parte dos envolvidos na busca pelo conhecimento.
Através da interação entre as disciplinas, podemos dividir o objeto de estudo em partes para uma melhor compreensão do que está sendo estudado.


Perspectivas atuais das Pesquisas em Psicologia moral
Valores Centrais: Para o sujeito, esses valores são fortes, pois demonstram a sua maneira de pensar a respeito de um determinado tema que tem significado para ele. É algo que o faz pensar que ele pensa de maneira certa e então não admite que alguém fale ou faça alguma coisa que vá contra ao seu pensamento, a sua convicção.
Exemplo: A pessoa tem uma religião e ela acredita na doutrina dessa religião como sendo certa e não admite ouvir que está no caminho errado ou que está perdendo tempo com essa convicção.

Valores periféricos: O sujeito apesar de sua posição em relação a um determinado tema em questão, ele aceita com que o outro venha ter outra opinião a respeito desse mesmo tema.
Exemplo: A pessoa tem a religião dela e anda de bem consigo mesmo, mas se o outro é ateu e acredita que Deus não faz nada para ajudar ninguém, então o problema é dele.

Ao trabalhar com conteúdos sobre valores na escola é preciso saber que não existe uma maneira de estar transmitindo valores através de regras para os alunos. Para a mudança de um comportamento imoral é preciso que seja apresentado aos alunos, textos que venham internalizar no individuo a reflexão desse comportamento e onde ele irá chegar se não mudar a sua maneira de pensar e o seu modo de agir.

Devemos ter a consciência que a imposição de regras é valida quando o caráter do sujeito está começando a ser construído; assim como nas pré-escolas e creches etc.
Todos nós somos iguais, independentemente das diferenças!



Perspectivas atuais da educação em valores
O que fica claro a respeito do trabalho que deve ser feito atualmente na escola é que esta deve dar condições para que a comunidade tenha um papel mais significativo dentro do ambiente escolar. Fazer com que a comunidade venha participar da escola, ter um envolvimento com ela e não apenas querer saber do desempenho escolar dos seus filhos.
A escola deve criar condições para que a educação e o conhecimento não fiquem presos a sala de aula, mas que ultrapasse o limite dos portões da escola para que os alunos possam conhecer a realidade dos problemas enfrentados pela comunidade e em seguida trazer essa realidade para dentro da sala de aula. E assim através dos professores irão ser desenvolvidas atividades que contemplem as respostas para os questionamentos levantados pelos alunos.
Alunos do curso de economia na criação de uma horta em um terreno da escola. Isso mostra que a construção do conhecimento não deve ficar somente entre quatro paredes da sala aula, é preciso mais, é preciso à quebra de paradigmas que já não trazem resultados esperados.

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