segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Interdisciplinaridade, Transversalidade e Construção de Valores

O conceito de transversalidade
A realidade que nos leva a pensar quando falamos da transversalidade é que muitos conteúdos que tratam de fatos que acontecem no cotidiano da vida social dos alunos ou das pessoas em geral é que estes poderiam ser inseridos como temática a ser trabalhada em sala de aula por todos os professores. Mas o problema que tem acontecido é que os educadores na sua grande maioria não conseguem trabalhar esses temas de maneira interdisciplinar. Não sentam para preparar a aula, por exemplo, de português com um tema que fará com que o aluno venha refletir sobre o grande problema das drogas ou da violência.
O trabalho que envolve os temas transversais fazem com que o educando venha refletir sobre sua própria vida e a vida de todos que convivem com ele. E o professor que trabalha conteúdos de uma maneira interdisciplinar pode trabalhar sem perder o foco da sua matéria. Pode dar ênfase aos fatos do tema proposto e pedir para que os alunos de sua opinião a respeito e continuar trabalhando também com o objetivo da gramática etc..
A imagem acima faz um alerta não só ao uso das drogas 
dentro do ambiente escolar, mas também ao papel da 
escola para o trabalho com a prevenção.


Temas Transversais em Educação
A busca de uma maneira mais adequada para se trabalhar os temas transversais dentro da escola é trazer como eixo principal a ser estudado um problema vivenciado por aquela comunidade da qual o aluno faz parte. O que fica claro nesta concepção é que a problemática trazida para dentro da sala de aula faz parte da realidade do aluno. Com isso além de desenvolver uma aula através dos temas transversais o professor estará valorizando a bagagem que o aluno tem a respeito do objeto de ensino que é o problema proposto ali naquela aula ou então no projeto a ser trabalhado.
E com isso os professores das diversas disciplinas estarão adequando o conteúdo de que trata este problema as suas aulas, sempre tendo a concepção de que o ponto de partida da aula seja a problemática trazida pelo grupo ou por ele para estar desenvolvendo em sala de aula. 
A foto mostra um problema com a poluição do rio e do solo, o problema da 
contaminação dos alimentos que estão sendo regada com a água 
contaminada retratando os riscos a saúde do homem.
Um bom assunto para ser desenvolvido em sala de aula através da concepção de transversalidade.


Educação e Ética
Quando falamos de ética na escola, pensamos logo no respeito que devemos ter com outro. Mas o que podemos ver é que a ética está sempre relacionada à moral, pois esta ultima tem como finalidade o conjunto de regras estabelecidas por aquele grupo, ou seja:
Para que o educador venha trabalhar ética na construção de valores com os alunos, é preciso que o aluno saiba que ele está inserido no contexto educacional e que para viver nesse grupo é preciso obedecer a regras que estabeleçam limites e de condições a esse grupo conviver em perfeita harmonia.
Para que a escola venha construir valores tanto em sala de aula com os alunos ou com a comunidade, é preciso que todos os envolvidos no contexto educacional tenham o mesmo objetivo, de respeitar e obedecer a regras.
A charge acima retrata a imagem de um lugar onde as regras não são cumpridas. Se não há o cumprimento das regras como estabelecer à ética?


A construção psicológica de valores
O papel da educação na construção de valores se da através de ações ou exemplos, ou seja, a escola quando está regrada cria em todos envolvidos um sentimento de respeito por aquelas regras que foram ali colocadas. É uma maneira em que a escola achou de manter a ordem, de fazer com que todos vivam de certa forma em perfeita harmonia com o outro e com ele mesmo. Isso como exemplo na construção de um ambiente propício para fazer daquele lugar, espaço de ensino e aprendizagem.
Por outro lado há as ações dentro da sala de aula, quando trazemos o aluno para a realidade daquele lugar, através de aulas que venham dar ênfase a importância do respeito com fatos para que ele precise pensar/refletir sobre ações e consequências dessas ações.
Não adianta dizer que o aluno “x” não tem jeito, é preciso que o professor conheça a história de vida deste aluno para trabalhar com ele e fazer com que ele internalize o que é certo e errado.

Para refletir:
Não importa quantas vezes terei que trabalhar com meu aluno para que ele internalize os valores que formam um cidadão do bem. O importante é que eu não desista deste caminho e faça-o acreditar que acredito nele. 

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