O conceito de transversalidade
A realidade que nos leva a pensar quando falamos da transversalidade é que muitos conteúdos que tratam de fatos que acontecem no cotidiano da vida social dos alunos ou das pessoas em geral é que estes poderiam ser inseridos como temática a ser trabalhada em sala de aula por todos os professores. Mas o problema que tem acontecido é que os educadores na sua grande maioria não conseguem trabalhar esses temas de maneira interdisciplinar. Não sentam para preparar a aula, por exemplo, de português com um tema que fará com que o aluno venha refletir sobre o grande problema das drogas ou da violência.
O trabalho que envolve os temas transversais fazem com que o educando venha refletir sobre sua própria vida e a vida de todos que convivem com ele. E o professor que trabalha conteúdos de uma maneira interdisciplinar pode trabalhar sem perder o foco da sua matéria. Pode dar ênfase aos fatos do tema proposto e pedir para que os alunos de sua opinião a respeito e continuar trabalhando também com o objetivo da gramática etc..
A imagem acima faz um alerta não só ao uso das drogas
dentro do ambiente escolar, mas também ao papel da
escola para o trabalho com a prevenção.
Temas Transversais em Educação
A busca de uma maneira mais adequada para se trabalhar os temas transversais dentro da escola é trazer como eixo principal a ser estudado um problema vivenciado por aquela comunidade da qual o aluno faz parte. O que fica claro nesta concepção é que a problemática trazida para dentro da sala de aula faz parte da realidade do aluno. Com isso além de desenvolver uma aula através dos temas transversais o professor estará valorizando a bagagem que o aluno tem a respeito do objeto de ensino que é o problema proposto ali naquela aula ou então no projeto a ser trabalhado.
E com isso os professores das diversas disciplinas estarão adequando o conteúdo de que trata este problema as suas aulas, sempre tendo a concepção de que o ponto de partida da aula seja a problemática trazida pelo grupo ou por ele para estar desenvolvendo em sala de aula.
A foto mostra um problema com a poluição do rio e do solo, o problema da
contaminação dos alimentos que estão sendo regada com a água
contaminada retratando os riscos a saúde do homem.
Um bom assunto para ser desenvolvido em sala de aula através da concepção de transversalidade.
Educação e Ética
Quando falamos de ética na escola, pensamos
logo no respeito que devemos ter com outro. Mas o que podemos ver é que a
ética está sempre relacionada à moral, pois esta ultima tem como finalidade o
conjunto de regras estabelecidas por aquele grupo, ou seja:
Para que o educador venha trabalhar ética na
construção de valores com os alunos, é preciso que o aluno saiba que ele está
inserido no contexto educacional e que para viver nesse grupo é preciso obedecer
a regras que estabeleçam limites e de condições a esse grupo conviver em
perfeita harmonia.
Para que a escola venha construir valores
tanto em sala de aula com os alunos ou com a comunidade, é preciso que todos os
envolvidos no contexto educacional tenham o mesmo objetivo, de respeitar e obedecer
a regras.
A charge acima retrata a imagem de um lugar
onde as regras não são cumpridas. Se não há o cumprimento das regras como
estabelecer à ética?
A
construção psicológica de valores
O papel da educação na construção de valores
se da através de ações ou exemplos, ou seja, a escola quando está regrada cria
em todos envolvidos um sentimento de respeito por aquelas regras que foram ali
colocadas. É uma maneira em que a escola achou de manter a ordem, de fazer com
que todos vivam de certa forma em perfeita harmonia com o outro e com ele
mesmo. Isso como exemplo na construção de um ambiente propício para fazer
daquele lugar, espaço de ensino e aprendizagem.
Por outro lado há as ações dentro da sala de
aula, quando trazemos o aluno para a realidade daquele lugar, através de aulas
que venham dar ênfase a importância do respeito com fatos para que ele precise pensar/refletir
sobre ações e consequências dessas ações.
Não adianta dizer que o aluno “x” não tem
jeito, é preciso que o professor conheça a história de vida deste aluno para
trabalhar com ele e fazer com que ele internalize o que é certo e errado.
Para refletir:
Não importa quantas vezes terei
que trabalhar com meu aluno para que ele internalize os valores que formam um
cidadão do bem. O importante é que eu não desista deste caminho e faça-o
acreditar que acredito nele.
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