Sujeito de direitos
A criança logo quando nasce é um sujeito de
direitos. De acordo com o estatuto da criança e do adolescente a criança deve
ser protegida contra abusos e maus tratos de qualquer natureza. E isso
significa colocá-la a salvo de toda e qualquer forma de violência.
Os educadores tem o dever de encontrar formas
para que essa lei venha ser cumprida quando souber que alguma criança esta
sendo vitima de maus tratos em casa ou em qualquer lugar que ela frequente.
EDH no Brasil
A população brasileira foi por três séculos
colonizados sem o direito de poder se expressar com relação aos seus próprios
direitos, ou seja, ela só passa a começar adquirir seus direitos após esse
período de colonização monárquica. Demorou muito para que a população, como
sujeito de direitos surgisse para lutar pelos mesmos.
E até hoje a população luta por direitos
ainda não conquistados ou pelos quais existem na teoria, mas que na pratica não
funcionam.
Políticas culturais, multiculturalismo e currículo.
As politicas culturais sustentam o que
chamamos de hierarquia, onde grupos são divididos e classificados como os que
têm mais poder que os outros. Desse modo sabemos que em um determinado lugar
frequentado por varias pessoas, uns tem mais direitos que os outros, ou seja,
essa hierarquia tira de outros um direito que deveria ser de todos.
Na escola há várias diretrizes a ser seguido,
o que chamamos de currículo, que é imposto por um sistema administrativo burocrático,
ou seja, o segmento de regras para aquele grupo escolar. Sendo assim não é
aceito a ideia de multiculturalismo, dando a todos o direito de opinar sobre o
que seria melhor para todos na escola.
Multiculturalismo: encaminhamentos
pedagógicos
O reconhecimento das diferentes culturas e o
respeito para com essas diferenças na escola faz parte da criação de um novo
conceito de que cada cultura tem o seu valor e que para cada cidadão
pertencente a uma cultura diferente é porque aquele modo de viver com aqueles
costumes é o significado que ele tem como pessoa em sociedade.
Cabe à escola através de ações pedagógicas
fazer com que os alunos conheçam os vários tipos de culturas do Brasil de uma
maneira com que venham enxergar o significado que tem para cada grupo. O
conhecimento e o respeito ao sujeito pertencente a uma cultura diferente fazem
parte da ética e de uma convivência harmônica entre os povos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário