quarta-feira, 27 de março de 2013

Direitos Humanos e Convivência Democrática

Sujeito de direitos
A criança logo quando nasce é um sujeito de direitos. De acordo com o estatuto da criança e do adolescente a criança deve ser protegida contra abusos e maus tratos de qualquer natureza. E isso significa colocá-la a salvo de toda e qualquer forma de violência.
Os educadores tem o dever de encontrar formas para que essa lei venha ser cumprida quando souber que alguma criança esta sendo vitima de maus tratos em casa ou em qualquer lugar que ela frequente.


EDH no Brasil
A população brasileira foi por três séculos colonizados sem o direito de poder se expressar com relação aos seus próprios direitos, ou seja, ela só passa a começar adquirir seus direitos após esse período de colonização monárquica. Demorou muito para que a população, como sujeito de direitos surgisse para lutar pelos mesmos.
E até hoje a população luta por direitos ainda não conquistados ou pelos quais existem na teoria, mas que na pratica não funcionam.



Políticas culturais, multiculturalismo e currículo.
As politicas culturais sustentam o que chamamos de hierarquia, onde grupos são divididos e classificados como os que têm mais poder que os outros. Desse modo sabemos que em um determinado lugar frequentado por varias pessoas, uns tem mais direitos que os outros, ou seja, essa hierarquia tira de outros um direito que deveria ser de todos.
Na escola há várias diretrizes a ser seguido, o que chamamos de currículo, que é imposto por um sistema administrativo burocrático, ou seja, o segmento de regras para aquele grupo escolar. Sendo assim não é aceito a ideia de multiculturalismo, dando a todos o direito de opinar sobre o que seria melhor para todos na escola.



Multiculturalismo: encaminhamentos pedagógicos
O reconhecimento das diferentes culturas e o respeito para com essas diferenças na escola faz parte da criação de um novo conceito de que cada cultura tem o seu valor e que para cada cidadão pertencente a uma cultura diferente é porque aquele modo de viver com aqueles costumes é o significado que ele tem como pessoa em sociedade.
Cabe à escola através de ações pedagógicas fazer com que os alunos conheçam os vários tipos de culturas do Brasil de uma maneira com que venham enxergar o significado que tem para cada grupo. O conhecimento e o respeito ao sujeito pertencente a uma cultura diferente fazem parte da ética e de uma convivência harmônica entre os povos.

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