Histórico da EDH –
documentos referência
A escola precisa
incluir no seu plano de ensino, diretrizes que faça parte da história dos
direitos humanos. O educando precisa desde cedo conhecer seus direitos e
deveres de modo que ao longo de sua formação internalize esses valores.
O professor pode
trabalhar o conteúdo nas suas aulas de história, ciência, português, artes e em
outras de maneira interdisciplinar.
Dimensões da EDH
Para que o aluno
possa conhecer seus direitos é preciso que a escola através dos professores
trabalhe esses direitos com os alunos em sala de aula. Discutir a questão
através de problemas locais faz com que o objetivo de internalizar a matéria
venha ser mais eficaz.
O aluno precisa
conhecer a dimensão desta questão através da história tendo como ponto de
partida aonde tudo começou. Através de debates os alunos podem estar discutindo
problemas a aprendendo a respeitar o direito que o outro tem de expressar suas
opiniões.
Produção da
identidade/diferença: culturas juvenis e tecnoculturas
Podemos fazer uma
comparação de identidades quando refletimos a respeito de como era o jovem de
antigamente e como que é o jovem de agora. Sendo assim lembramos que esse
sujeito do passado começava a trabalhar mais cedo, pois precisava ajudar a família
em casa e muitos ficaram sem estudar por ter obrigações que impedia ele de
estar na escola aprendendo. Quando chegava a época do alistamento nas forças
armadas, muitos pediam dispensa por serem arrimos de família.
Vimos que com o
passar do tempo tudo muda em relação à condição econômica das famílias, os
jovens começam ter mais tempo para estudar e principalmente para o lazer, o que
faz com que venha nascerem os grupos de jovens que gostam de um estilo de
música, dos que andam juntos porque fazem capoeira etc.
Através dessa
condição econômica melhor que as famílias possuem para criar seus filhos, eles
começaram usar o tempo para estar conhecendo coisas que antes os mesmos não
tinham acesso e eram proibidos pelos pais e pela sociedade. O namoro que antes
era para uma parcela de maior idade da sociedade, hoje já passa a ser natural
entre meninas e meninos de 13 anos pelos seus pais.
Com o passar dos
tempos àqueles valores que faziam com que esses jovens tivessem mais juízo foi
desaparecendo, e hoje é tudo normal para eles, se não for do jeito que eles
querem é porque os pais são caretas.
(Jovens dos anos 60) (Jovem dos anos 90)
Encaminhamentos
pedagógicos: blog no ensino de ciências
O uso de ferramentas tecnológicas
em sala de aula é um dos caminhos significativos que o professor pode estar
usando para entreter os alunos.
Muitos
alunos não gostam de escrever e precisam de um estimulo “contextualização”
maior por parte do professor para que venha escrever algo significativo com o
que se pede. No entanto sabemos que para essa geração de jovens, usar as
ferramentas tecnológicas é inovar e ao mesmo tempo falar a língua deles. Mas
nem por isso podemos banir a escrita cursiva, pois sabemos que as ferramentas tecnológicas
são boas, mas que devemos priorizar o raciocínio e não querer apenar raciocinar
através do uso do computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário