sexta-feira, 29 de março de 2013

Direitos Humanos e Convivência Democrática


Histórico da EDH – documentos referência
A escola precisa incluir no seu plano de ensino, diretrizes que faça parte da história dos direitos humanos. O educando precisa desde cedo conhecer seus direitos e deveres de modo que ao longo de sua formação internalize esses valores.
O professor pode trabalhar o conteúdo nas suas aulas de história, ciência, português, artes e em outras de maneira interdisciplinar.


Dimensões da EDH
Para que o aluno possa conhecer seus direitos é preciso que a escola através dos professores trabalhe esses direitos com os alunos em sala de aula. Discutir a questão através de problemas locais faz com que o objetivo de internalizar a matéria venha ser mais eficaz.
O aluno precisa conhecer a dimensão desta questão através da história tendo como ponto de partida aonde tudo começou. Através de debates os alunos podem estar discutindo problemas a aprendendo a respeitar o direito que o outro tem de expressar suas opiniões.



Produção da identidade/diferença: culturas juvenis e tecnoculturas
Podemos fazer uma comparação de identidades quando refletimos a respeito de como era o jovem de antigamente e como que é o jovem de agora. Sendo assim lembramos que esse sujeito do passado começava a trabalhar mais cedo, pois precisava ajudar a família em casa e muitos ficaram sem estudar por ter obrigações que impedia ele de estar na escola aprendendo. Quando chegava a época do alistamento nas forças armadas, muitos pediam dispensa por serem arrimos de família.
Vimos que com o passar do tempo tudo muda em relação à condição econômica das famílias, os jovens começam ter mais tempo para estudar e principalmente para o lazer, o que faz com que venha nascerem os grupos de jovens que gostam de um estilo de música, dos que andam juntos porque fazem capoeira etc.
Através dessa condição econômica melhor que as famílias possuem para criar seus filhos, eles começaram usar o tempo para estar conhecendo coisas que antes os mesmos não tinham acesso e eram proibidos pelos pais e pela sociedade. O namoro que antes era para uma parcela de maior idade da sociedade, hoje já passa a ser natural entre meninas e meninos de 13 anos pelos seus pais.
Com o passar dos tempos àqueles valores que faziam com que esses jovens tivessem mais juízo foi desaparecendo, e hoje é tudo normal para eles, se não for do jeito que eles querem é porque os pais são caretas.
(Jovens dos anos 60) (Jovem dos anos 90)

Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências
O uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula é um dos caminhos significativos que o professor pode estar usando para entreter os alunos.
Muitos alunos não gostam de escrever e precisam de um estimulo “contextualização” maior por parte do professor para que venha escrever algo significativo com o que se pede. No entanto sabemos que para essa geração de jovens, usar as ferramentas tecnológicas é inovar e ao mesmo tempo falar a língua deles. Mas nem por isso podemos banir a escrita cursiva, pois sabemos que as ferramentas tecnológicas são boas, mas que devemos priorizar o raciocínio e não querer apenar raciocinar através do uso do computador.






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