Plano Nacional de Educação em Direitos
Humanos
Há várias leis que visam à redemocratização
da sociedade, contudo sabemos que as leis dos deveres dos pais ou responsáveis
com seus filhos não têm sido seguidos talvez por causa da sociedade na sua
ignorância desconhece-las. Isso tem feito com que essa democratização fique
apenas no papel.
Uma parcela grande da população conhece as
leis quando as mesmas falam a respeito dos seus direitos, mas quando é para
cumprir os deveres, essa mesma parcela da sociedade deixa de fazê-lo.
Na escola o professor já está fazendo a parte
dos pais, ou seja, o professor que antes instruía pedagogicamente seus alunos
passou a educa-los não só como professores, mas também como pais. E é raro
quando o mesmo consegue fazer isso, ou seja, pais, mães e professor ao mesmo
tempo.
EDH e Ambiente escolar
A escola é o segundo lar de todos os alunos e
pessoas envolvidas com o processo de aprendizagem. E é nesse ambiente em que
todos os envolvidos precisam ter como pratica a cidadania e o respeito para que
isso possa servir de referencia e modelo para todos os alunos. Não adianta uma
escola se pautar desses direitos se nem todos estiverem envolvidos no mesmo
“espirito”. O aluno sabe que têm direitos e deveres, mas a pratica dos seus
deveres só irá acontecer se ele for respeitado como cidadão de direitos.
Relações étnico-raciais na escola
Os alunos precisam ter o conhecimento das
diferentes culturas e diferentes grupos de cidadãos do nosso país para que
assim venham enxergar que para cada um desses grupos dependentes de negros,
índios ou brancos eles vão ter sempre algo em comum com cada um dos mesmos, por
mais que sejam criados a partir de diferentes costumes.
Mesmo que a sociedade esteja enraizada com
preconceitos de muitos anos atrás, ela pode ser conscientizada de que somos
iguais em direitos e deveres.
Diferentes possibilidades culturais no
currículo escolar
Para o trabalho com os alunos em sala de aula
a respeito das manifestações culturais é importante traçar o perfil de costumes
e culturas significativas da própria comunidade desses alunos. Através de um
trabalho de campo feito pelos próprios alunos nessa comunidade da para conhecer
um pouco mais dos costumes e saber de onde veio cada um destes.
Sabemos que todas as comunidades carregam
consigo sua própria identidade oriunda de outras culturas e conhecendo melhor a
mesma é possível fazer um bom trabalho em sala de aula após uma pesquisa de
campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário