domingo, 21 de abril de 2013

Direitos Humanos e Convivência Democrática


Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
Há várias leis que visam à redemocratização da sociedade, contudo sabemos que as leis dos deveres dos pais ou responsáveis com seus filhos não têm sido seguidos talvez por causa da sociedade na sua ignorância desconhece-las. Isso tem feito com que essa democratização fique apenas no papel.
Uma parcela grande da população conhece as leis quando as mesmas falam a respeito dos seus direitos, mas quando é para cumprir os deveres, essa mesma parcela da sociedade deixa de fazê-lo.
Na escola o professor já está fazendo a parte dos pais, ou seja, o professor que antes instruía pedagogicamente seus alunos passou a educa-los não só como professores, mas também como pais. E é raro quando o mesmo consegue fazer isso, ou seja, pais, mães e professor ao mesmo tempo.


EDH e Ambiente escolar
A escola é o segundo lar de todos os alunos e pessoas envolvidas com o processo de aprendizagem. E é nesse ambiente em que todos os envolvidos precisam ter como pratica a cidadania e o respeito para que isso possa servir de referencia e modelo para todos os alunos. Não adianta uma escola se pautar desses direitos se nem todos estiverem envolvidos no mesmo “espirito”. O aluno sabe que têm direitos e deveres, mas a pratica dos seus deveres só irá acontecer se ele for respeitado como cidadão de direitos.


Relações étnico-raciais na escola
Os alunos precisam ter o conhecimento das diferentes culturas e diferentes grupos de cidadãos do nosso país para que assim venham enxergar que para cada um desses grupos dependentes de negros, índios ou brancos eles vão ter sempre algo em comum com cada um dos mesmos, por mais que sejam criados a partir de diferentes costumes.
Mesmo que a sociedade esteja enraizada com preconceitos de muitos anos atrás, ela pode ser conscientizada de que somos iguais em direitos e deveres.


Diferentes possibilidades culturais no currículo escolar
Para o trabalho com os alunos em sala de aula a respeito das manifestações culturais é importante traçar o perfil de costumes e culturas significativas da própria comunidade desses alunos. Através de um trabalho de campo feito pelos próprios alunos nessa comunidade da para conhecer um pouco mais dos costumes e saber de onde veio cada um destes.
Sabemos que todas as comunidades carregam consigo sua própria identidade oriunda de outras culturas e conhecendo melhor a mesma é possível fazer um bom trabalho em sala de aula após uma pesquisa de campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário