segunda-feira, 22 de abril de 2013

Direitos Humanos e Convivência Democrática


EDH na sala de aula
Através do tema Educação e Direitos Humanos tratados em sala é possível trabalhar o conteúdo de maneira interdisciplinar e do modo que venha ser significativo para os alunos. Pois através do conhecimento que o aluno tem de seus direitos ele estará relatando problemas presenciados pela comunidade onde o professor pode estar ajudando a encontrar quem teve seus direitos violados e saber se foi cumprido por parte da justiça ações para proteger o direito daqueles cidadãos.
O tema pode ser trabalhado em todas as aulas, pois é transversal e se trata de um conteúdo de muita importância para ser trabalhado nos dias de hoje. E é um importante meio de se criar valores em nossos alunos.


EDH, inclusão e acessibilidade.
Dizem que a educação é direito de todos, porem sabemos que nem todos os alunos tem a atenção que merecem por parte dos educadores. Pois estes não podem fazer nada pelos alunos que necessitam de uma atenção maior. Há quem diga que a educação inclusiva através de politicas publica que facilitaram o acesso ao aluno deficiente na rede regular de ensino fez com que a lei que diz que a educação é um direito de todos fosse cumprida e que os problemas para estes alunos que necessitam de uma atenção especial fossem sanados por esta ação de estar incluindo este aluno no meio escolar. No entanto sabemos que grande parcela dos educadores não possui uma preparação adequada para estar resolvendo os problemas que estes alunos têm. Se não conseguem sanar os problemas destes que precisam de uma atenção especial, como dará conta dos mesmos na rede regular de ensino com mais tantos outros para educar?


Relações sociais de gênero: um direito e uma categoria de análise
Quando falamos de relações de gênero, logo nos lembramos de uma parcela grande da sociedade que não aceitam a união de pessoas do mesmo sexo. No entanto sabemos que muitas famílias ainda estão enraizadas em valores centrais que fazem com que elas nunca venham aceitar uma pratica contra os ditos bíblicos.
Enxergamos a bíblia como palavra de Deus e acredito na pratica da mesma, então não sou obrigado a aceitar praticas que caminham na contra mão do que Deus disse ao seu povo. Cada um sabe o que faz da sua vida e se existem pessoas que são contra o que outras fazem isso não quer dizer que elas sejam preconceituosas e sim defensoras de suas raízes e valores.


Gênero e diversidade sexual: desafios para a prática docente
Os desafios que serão enfrentados pelos educadores deste século a respeito da diversidade sexual será o de trazer o aluno para a realidade em que este educador vive, ou seja. O professor dará ao aluno a instrução de como o aluno deve se comportar a partir desta questão. Contudo sabemos que os pais e alunos seguem valores centrais que dificultam a aceitação de um novo costume que é o de estar aceitando isso como normal para ele que de certa forma deverá romper suas próprias instruções tradicionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário