Comitês de EDH: parcerias possíveis
O Estado é autônomo na criação de politicas
publicas de direitos humanos e delas participam vários profissionais envolvidos
com politicas de direitos humanos. No entanto é preciso discutir está questão
mais a fundo, pois sabemos que é um assunto de extrema importância quando
tratamos da mesma questão, pensando no ambiente escolar.
Muitos alunos estão sendo prejudicados na
escola por não conhecerem seus direitos como alunos e como cidadãos. E
trabalhando com este assunto desde o ensino fundamental, podemos leva-los ao
entendimento maior de seus direitos e deveres e estar formando cidadãos mais
conscientes.
O papel da escola no processo de educação de
Direitos Humanos
O professor pode estar trabalhando a matéria
que leciona na escola através da inserção do assunto “Direitos Humanos” para
que os alunos venham não só aprender a matéria deste professor, mas que também
de uma maneira interdisciplinar aprendam sobre seus direitos e deveres.
O tema é rico e pode ser assunto de debates
feitos pelos próprios alunos a cerca do tema por eles pesquisado, incluindo
questões do dia a dia da escola e da própria comunidade em torno da escola.
A produção da identidade/diferença - a
questão religiosa
Como professores precisamos ensinar os nossos
alunos que devemos respeitar a convicção religiosa de cada um, ou seja,
respeitar que apesar das outras pessoas não pensarem como a gente, devemos
aceita-las como cidadãos iguais a nós, pois a questão religiosa não faz
diferença nenhuma na convivência com as mesmas.
A diversidade
religiosa faz parte dos valores centrais do ser humano. A pessoa acredita em um
Deus ou em vários deuses porque para ela isso é o certo, é a fé que ela tem, e
devemos respeitar a fé de cada um sem preconceito algum.
Encaminhamentos pedagógicos na escola pública
sobre a questão religiosa
Apesar de politicas publicas a respeito de a
questão religiosa ditar a liberdade de convicção, devemos entender que a
religião foi criada para separar as pessoas, uma vez que a própria Bíblia em si
não fala em momento algum de religião ou religiões.
O encaminhamento pedagógico em qualquer
escola a respeito da questão religiosa é via de mão dupla, pois sempre terá
algo que os próprios professores não terão condições de resolver com relação a
estas questões.
O encaminhamento
pedagógico com relação à questão religiosa deve ser tratado fora da escola pela
igreja para os alunos que quiserem receber ensinamentos.
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