terça-feira, 30 de abril de 2013

Direitos Humanos e Convivência Democrática

Comitês de EDH: parcerias possíveis
O Estado é autônomo na criação de politicas publicas de direitos humanos e delas participam vários profissionais envolvidos com politicas de direitos humanos. No entanto é preciso discutir está questão mais a fundo, pois sabemos que é um assunto de extrema importância quando tratamos da mesma questão, pensando no ambiente escolar.
Muitos alunos estão sendo prejudicados na escola por não conhecerem seus direitos como alunos e como cidadãos. E trabalhando com este assunto desde o ensino fundamental, podemos leva-los ao entendimento maior de seus direitos e deveres e estar formando cidadãos mais conscientes.



O papel da escola no processo de educação de Direitos Humanos
O professor pode estar trabalhando a matéria que leciona na escola através da inserção do assunto “Direitos Humanos” para que os alunos venham não só aprender a matéria deste professor, mas que também de uma maneira interdisciplinar aprendam sobre seus direitos e deveres.
O tema é rico e pode ser assunto de debates feitos pelos próprios alunos a cerca do tema por eles pesquisado, incluindo questões do dia a dia da escola e da própria comunidade em torno da escola.

A produção da identidade/diferença - a questão religiosa
Como professores precisamos ensinar os nossos alunos que devemos respeitar a convicção religiosa de cada um, ou seja, respeitar que apesar das outras pessoas não pensarem como a gente, devemos aceita-las como cidadãos iguais a nós, pois a questão religiosa não faz diferença nenhuma na convivência com as mesmas.
A diversidade religiosa faz parte dos valores centrais do ser humano. A pessoa acredita em um Deus ou em vários deuses porque para ela isso é o certo, é a fé que ela tem, e devemos respeitar a fé de cada um sem preconceito algum.

Encaminhamentos pedagógicos na escola pública sobre a questão religiosa
Apesar de politicas publicas a respeito de a questão religiosa ditar a liberdade de convicção, devemos entender que a religião foi criada para separar as pessoas, uma vez que a própria Bíblia em si não fala em momento algum de religião ou religiões.
O encaminhamento pedagógico em qualquer escola a respeito da questão religiosa é via de mão dupla, pois sempre terá algo que os próprios professores não terão condições de resolver com relação a estas questões.
O encaminhamento pedagógico com relação à questão religiosa deve ser tratado fora da escola pela igreja para os alunos que quiserem receber ensinamentos.



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