Papel do professor: instruir ou educar?
O próprio aluno vem para a escola nas séries
iniciais com a sua visão de que tudo é magico e fantástico, pois vê a escola
como um lugar de brincar com os amigos, um lugar onde ele poderá estar sempre
brincando e se divertindo.
Quando está no 1º ano já percebe que a escola
não é somente um espaço de brincadeira, mas que existem regras que devem ser
cumpridas. E assim conforme passam os anos esse aluno vai aprendendo que
precisa obedecer às regras que vão surgindo no espaço escolar. O professor
através da instrução vai trabalhar em conjunto com a família para que o aluno
venha ter responsabilidade e venha aprender a aprender.
A ação educativa ao longo da trajetória
escolar
O aluno pensa em ser “alguém”, pensa na sua
vida escolar com objetivos que faz referencia ao mundo em que o mesmo vive. Se
o pai e a mãe são trabalhadores e possuem uma profissão, esta então pode trazer
significado que faça com que o aluno trace uma meta de ser como o pai ou como a
mãe. Ao longo da trajetória escolar estará ele com esta meta, mas que pode
haver também mudanças ao longo da sua trajetória.
Uma vez percebi que alunos de famílias
desestruturadas não possuem objetivo com relação à vida profissional que irão
ter. Muitos não pensam em sua vida escolar, no por que estão estudando e nem
para que.
Ética e valores na ação educativa
De acordo com a história da educação vemos
que antes a educação era apenas para uma parcela da população, “homens brancos
de uma classe separada”, ou seja, uma classe homogênea. A partir do momento em
que foi visto a educação como um direito de todos, houve uma grande mudança que
fez com que não só homens e mulheres frequentassem uma sala de aula, mas também
indivíduos diferentes, classes diferentes, culturas diferentes.
Hoje o professor não só trabalha com uma
grande diversidade cultural, mas também com o desafio de educar a todos mesmo
com essa grande diferença entre os alunos.
Ética e Saúde a escola
Trabalhar com um ou vários alunos com deficiência
não é tarefa fácil, visto que os mesmos precisam de uma atenção maior por parte
dos educadores. A própria sala de aula precisa ser trabalhada, pois os outros
alunos que não apresentam nenhuma deficiência precisam saber dos colegas que
merecem um pouco mais de atenção, e isso faz com que até mesmo os outros alunos
ajudem nas aulas de educação física, ciências e até mesmo dentro da sala de
aula.
Esse ambiente de ajuda é criado a partir de
uma contextualização dada pelo professor em sala de aula a respeito das
condições destes alunos que precisam de mais atenção, ou seja, uma atenção
especial.
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