sábado, 25 de maio de 2013

Profissão Docente e Educação Especial / Inclusiva

Papel do professor: instruir ou educar?
O próprio aluno vem para a escola nas séries iniciais com a sua visão de que tudo é magico e fantástico, pois vê a escola como um lugar de brincar com os amigos, um lugar onde ele poderá estar sempre brincando e se divertindo.

Quando está no 1º ano já percebe que a escola não é somente um espaço de brincadeira, mas que existem regras que devem ser cumpridas. E assim conforme passam os anos esse aluno vai aprendendo que precisa obedecer às regras que vão surgindo no espaço escolar. O professor através da instrução vai trabalhar em conjunto com a família para que o aluno venha ter responsabilidade e venha aprender a aprender.


A ação educativa ao longo da trajetória escolar
O aluno pensa em ser “alguém”, pensa na sua vida escolar com objetivos que faz referencia ao mundo em que o mesmo vive. Se o pai e a mãe são trabalhadores e possuem uma profissão, esta então pode trazer significado que faça com que o aluno trace uma meta de ser como o pai ou como a mãe. Ao longo da trajetória escolar estará ele com esta meta, mas que pode haver também mudanças ao longo da sua trajetória.
Uma vez percebi que alunos de famílias desestruturadas não possuem objetivo com relação à vida profissional que irão ter. Muitos não pensam em sua vida escolar, no por que estão estudando e nem para que.


Ética e valores na ação educativa
De acordo com a história da educação vemos que antes a educação era apenas para uma parcela da população, “homens brancos de uma classe separada”, ou seja, uma classe homogênea. A partir do momento em que foi visto a educação como um direito de todos, houve uma grande mudança que fez com que não só homens e mulheres frequentassem uma sala de aula, mas também indivíduos diferentes, classes diferentes, culturas diferentes.
Hoje o professor não só trabalha com uma grande diversidade cultural, mas também com o desafio de educar a todos mesmo com essa grande diferença entre os alunos.

Ética e Saúde a escola
Trabalhar com um ou vários alunos com deficiência não é tarefa fácil, visto que os mesmos precisam de uma atenção maior por parte dos educadores. A própria sala de aula precisa ser trabalhada, pois os outros alunos que não apresentam nenhuma deficiência precisam saber dos colegas que merecem um pouco mais de atenção, e isso faz com que até mesmo os outros alunos ajudem nas aulas de educação física, ciências e até mesmo dentro da sala de aula.
Esse ambiente de ajuda é criado a partir de uma contextualização dada pelo professor em sala de aula a respeito das condições destes alunos que precisam de mais atenção, ou seja, uma atenção especial.

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