O papel do professor na mediação cultural
Através das aulas de artes o professor pode
estar passando aos alunos obras artísticas que os ajude a desenvolver o
conhecimento cultural. Os alunos precisam conhecer trabalhos artísticos de
pessoas brasileiras e se possível da própria cidade onde moram. Através da arte
os alunos podem se expressar através dos seus desenhos e pode estar mostrando a
escola o que eles sabem a respeito da historia local.
O professor e a diversidade cultural na sala
de aula
É preciso que o professor mostre aos alunos a
diversidade cultural que existe no Brasil e explicar que essas culturas sofrem
mudanças conforme o tempo vai passando. Para isso é preciso que o professor
venha de uma maneira contextualizada explicar aos alunos que cada cultura é de
grande importância ao grupo de pessoas pertencentes a está cultura, pois, são
costumes que identificam o grupo, são valores pertencentes a ele.
Crianças e jovens com necessidades especiais
na escola – dialética da inclusão / exclusão.
Vejo a inclusão no Brasil como uma deficiência
muito bem colocada de maneira teórica nas leis de acesso aos alunos com deficiência
na escola, uma vez que da direito ao acesso a estes alunos na rede regular de
ensino. Como incluir este aluno sem preparo dos docentes para tal?
A resposta é simples, a mesma lei que da o
direito de acesso aos alunos na rede regular de ensino não cumpre seu papel de
prepararem os docentes para recebê-los. O que adianta aceitar alunos na rede
regular de ensino se essa rede é despreparada em todos os sentidos? Acho particularmente
que a falta de infraestrutura não é a principal e sim a preparação dos docentes
para cuidar destes alunos.
Contradições de valores na escola:
entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial.
Sabemos que a historia da educação é um
caminho de exclusão, ou seja, antes a educação era um privilégio para poucos,
para uma pequena parcela da sociedade excluindo ainda as mulheres que só foram
ter direito a estudar anos mais tarde.
A escola mais tarde mesmo como um direito de
todos ainda exclui uma parcela grande de alunos com deficiências e que
necessitam de um olhar diferente.
Não adianta querer incluir o aluno com deficiência
na rede regular de ensino para que sejam garantidos a ele os mesmo direitos que
os demais, sendo que muitas das vezes ele está sendo prejudicado ao invés de
ser ajudado.
O aluno com deficiência ele é diferente,
precisa de um olhar especial, de receber ajuda com mais intensidade que os
demais. Não adianta fechar os olhos para isso e fingir que está tudo bem, mesmo
porque a “inclusão” existe apenas teoricamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário