Modelos de Ensino: das concepções docentes às
práticas pedagógicas
O fato é que não existe um modelo certo para
uma determinada prática pedagógica, visto que os alunos não são os mesmos, as
condições não são as mesmas, e por mais que o professor venha se basear em um
fundamento para o ensino de uma determinada matéria, ele vai ter sempre que
buscar novos caminhos onde o mesmo alcance o objetivo final que é o de estar
ensinando o aluno e este aluno estar aprendendo. Sabemos que toda prática vem
de uma teoria onde diz a maneira correta ou a mais correta de ensinar, mas como
já disse e volto a repetir, o aluno de ontem não é o mesmo de hoje e cabe o professor
estar usando métodos significativos para que ele venha ter êxito em seu
trabalho no ato de ensinar.
A relação entre professor e aluno
A relação entre as pessoas é importante para
o trabalho, para o convívio em sociedade e para que haja uma democracia aonde
todos venham ter respeito um pelo outro. E isso não é diferente em uma sala de
aula, onde o professor e o aluno precisam ter uma relação de ajuda e
cooperação. Para que possa haver está relação de cooperação é preciso que o
professor venha criar um ambiente acolhedor onde o aluno possa se sentir
seguro, ou seja, o aluno precisa sentir que o professor está ali como
facilitador de seu processo de aprendizagem.
Legislações, declarações e diretrizes.
Penso que as leis e
diretrizes que dão aos portadores de necessidades especiais direitos iguais aos
demais, por si só já é preconceituosa com os mesmos, visto que se já sabemos
que estes possuem o mesmo direito que todos então o porquê destas leis e destas
diretrizes? A lei de diretrizes e bases da educação (LDB), garante aos alunos
com necessidades especiais o direito de recursos na rede “regular de ensino”
que venham suprir as necessidades dos mesmos. No entanto sabemos que isso não é
feito na pratica, pois o fato do aluno estar matriculado na rede regular de
ensino não garante a ele que suas necessidades serão supridas. Vemos isso em
quase todos os lugares. As leis são maravilhosas na teoria, na pratica tem
acontecido bem ao contrario do que deveria acontecer.
Como vem sendo organizada a educação especial
no país??
Acredito que a inclusão no nosso país poderia
de vez sair do papel. Pois como podemos enxergar a educação inclusiva com
professores mal remunerados e mal preparados para o exercício de suas
obrigações? Não há um trabalho interdisciplinar com profissionais da saúde para
que estes venham sanar problemas dos alunos no decorrer do ano. Não há uma
parceria entre os profissionais para que os alunos venham ter seus direitos
garantidos.
Fico imaginando até onde vai nossa educação
quando vejo que os deficientes se querem tem um ônibus equipado para que eles
venham entrar de cadeira de rodas no mesmo. Quando me lembro de coisas assim,
vejo o quanto à inclusão é um sonho e uma realidade não próxima de acontecer.
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