segunda-feira, 3 de junho de 2013

Profissão Docente e Educação Especial / Inclusiva

Modelos de Ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas
O fato é que não existe um modelo certo para uma determinada prática pedagógica, visto que os alunos não são os mesmos, as condições não são as mesmas, e por mais que o professor venha se basear em um fundamento para o ensino de uma determinada matéria, ele vai ter sempre que buscar novos caminhos onde o mesmo alcance o objetivo final que é o de estar ensinando o aluno e este aluno estar aprendendo. Sabemos que toda prática vem de uma teoria onde diz a maneira correta ou a mais correta de ensinar, mas como já disse e volto a repetir, o aluno de ontem não é o mesmo de hoje e cabe o professor estar usando métodos significativos para que ele venha ter êxito em seu trabalho no ato de ensinar.


A relação entre professor e aluno
A relação entre as pessoas é importante para o trabalho, para o convívio em sociedade e para que haja uma democracia aonde todos venham ter respeito um pelo outro. E isso não é diferente em uma sala de aula, onde o professor e o aluno precisam ter uma relação de ajuda e cooperação. Para que possa haver está relação de cooperação é preciso que o professor venha criar um ambiente acolhedor onde o aluno possa se sentir seguro, ou seja, o aluno precisa sentir que o professor está ali como facilitador de seu processo de aprendizagem.


Legislações, declarações e diretrizes.
Penso que as leis e diretrizes que dão aos portadores de necessidades especiais direitos iguais aos demais, por si só já é preconceituosa com os mesmos, visto que se já sabemos que estes possuem o mesmo direito que todos então o porquê destas leis e destas diretrizes? A lei de diretrizes e bases da educação (LDB), garante aos alunos com necessidades especiais o direito de recursos na rede “regular de ensino” que venham suprir as necessidades dos mesmos. No entanto sabemos que isso não é feito na pratica, pois o fato do aluno estar matriculado na rede regular de ensino não garante a ele que suas necessidades serão supridas. Vemos isso em quase todos os lugares. As leis são maravilhosas na teoria, na pratica tem acontecido bem ao contrario do que deveria acontecer.


Como vem sendo organizada a educação especial no país??
Acredito que a inclusão no nosso país poderia de vez sair do papel. Pois como podemos enxergar a educação inclusiva com professores mal remunerados e mal preparados para o exercício de suas obrigações? Não há um trabalho interdisciplinar com profissionais da saúde para que estes venham sanar problemas dos alunos no decorrer do ano. Não há uma parceria entre os profissionais para que os alunos venham ter seus direitos garantidos.
Fico imaginando até onde vai nossa educação quando vejo que os deficientes se querem tem um ônibus equipado para que eles venham entrar de cadeira de rodas no mesmo. Quando me lembro de coisas assim, vejo o quanto à inclusão é um sonho e uma realidade não próxima de acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário