quinta-feira, 6 de junho de 2013

Profissão Docente e Educação Especial / Inclusiva

A construção do fracasso escolar: os mecanismos do não aprender e os desafios do professor
Vejo que há vários motivos para que o fracasso escolar venha perdurar em nossa sociedade, pois, cada caso é um caso. Talvez seja por causa da escola e do professor que resolveram estacionar no tempo e continuar dar aula a alunos que por nascer em um mundo totalmente diferente nos dias atuais não sintam mais o prazer em aprender com métodos tradicionais por estarem sempre envolvidos com esse mundo informatizado. Mas o que dizer do sistema escolar que faz com que professores ensinem toda a matéria de coisas como: quem descobriu o Brasil ou a América? Vemos aí algo que não tem significado algum para os alunos e quem sabe não tenha tido significado para nós quando estávamos estudando. E ainda existe uma série de outros fatores como: falta de professores competentes e de caráter que queiram realmente aprender e ensinar seus alunos, a falta da presença dos pais na vida escolar dos seus filhos, leis que obriguem os alunos a estudar, pois, fico me perguntando quem é que consegue alguma coisa se este não tiver vontade de lutar para vencer? São estes e outros fatores que precisam de uma mudança, o que adiantam as leis se elas não são cumpridas?

Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente
O processo de aprendizagem depende do contexto em que o sujeito está inserido na sociedade, ou seja, a aprendizagem se da através do contato que o sujeito tem com outro sujeito, da interação que se da através dos dois ou de um grupo de pessoas. Quando isso acontece se da o processo de ensino e aprendizagem, pois quando ensinamos também aprendemos.
A criança quando chega à escola traz consigo uma bagagem cultural e procuramos valorizar essa bagagem como ponto de partida para que a criança venha avançar em seu processo de leitura e escrita. Através do conhecimento que a criança tem ela começa avançar fazendo atividades significativas que dão a ela a oportunidade de pensar para aprender.


Como anda a educação especial no país??
A escola da rede regular de ensino não é equipada e nem existe nela professores capacitados para que venha desenvolver com alunos deficientes um trabalho mais significativo para está classe de alunos. Não que eles tenham que ser classificados, mas se os alunos precisam de uma atenção especial então precisamos de profissionais que estejam também capacitados e também venham ser remunerados corretamente para que venham continuar a fazer o trabalho.
Há também os casos de alunos que precisam de uma atenção especial nas escolas de deficientes, porem muitos pais não aceitam que seus filhos estejam fora da rede regular de ensino.


Trajetórias escolares de deficientes e a EJA: a questão do fracasso escolar
Muitos dos alunos que são classificados como deficientes saem do 5º ano do ensino fundamental e logo desistem de estudar, pois não conseguem acompanhar a matéria no 6º ano pelo fato de existir vários professores e os mesmos não possuírem um tempo especifico para ajuda-los com a matéria.
Após um tempo sem estudar este aluno compreende a importância do estudo e o quanto ele está fazendo falta por não conseguir um emprego e agora resolve voltar para escola para estudar e assim conseguir um emprego melhor. Só que agora o mesmo está com uma cabeça diferente, veio por motivos que só agora conseguiu entender e então se comporta como aluno que quer aprender e então passam a conseguir completar seu processo de escolarização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário