sexta-feira, 21 de junho de 2013

Profissão Docente e Educação Especial / Inclusiva

O professor e a cidade educadora
Nesta vídeo-aula a professora Rosa Lavelberg explica como podemos usar a arte pública como a estação da luz, arco da lapa e outros com o objetivo de esclarecer em uma aula o valor do patrimônio publico, ou seja, a preservação que devemos ter e o quanto é importante os mesmos para a história local da cidade.
É importante que antes que os alunos venham ter contato com a arte do patrimônio publico que venham fazer uma pesquisa virtual ou até mesmo em textos escritos para estar conhecendo melhor as características das obras arquitetônicas do espaço que será visitado.

A escola e as instituições culturais
Nesta vídeo-aula a professora Rosa Lavelberg fala a respeito das aulas de artes com um significado entre o aluno e o objeto que está sendo estudado, ou seja, é importante estar enfatizando aos alunos qual é a importância de se estar estudando aquilo para que eles saibam que utilidade terá para eles no futuro.
Um bom exemplo que se pode destacar aos alunos é a respeito da preservação do patrimônio publico, pois podemos esclarecer que o dinheiro gasto com melhorias acaba saindo do nosso bolso e devemos por isso preservar e cuidar do mesmo.
A estação atual às vésperas da inauguração, em 1914, ainda sem o relógio na torre. Foto do Arquivo de Guaratinguetá

O todo pela parte
Através de este olhar, “todo pela parte”, concluímos que toda pessoa por mais que seja ela bem certinha, possui algo que não condiz com os valores dos quais fazem parte de nós, ou seja, que traz um significado positivo. Por outro lado sabemos que ela é uma pessoa que podemos tirar sempre algo positivo para nós mesmos, pois podemos aprender com está pessoa.
Com isso vemos que ao analisarmos o todo pela parte significa dizer que estaremos tendo um olhar especial, dando valor ao que o individuo tem de bom para que na relação com este indivíduo venhamos crescer como cidadãos de uma sociedade justa e sem preconceitos.


A Complexidade no Estudo dos Processos Desenvolvimentais Humanos
O desenvolvimento do ser humano possui uma complexidade, pois é caracterizado a partir das relações que tem ao longo da vida com a família e com a sociedade. Sendo assim, sabemos que cada ser humano possui costumes como valores de sua criação, relação com familiares e a sociedade no geral. E ele se vê como pessoa que está incluída na sociedade como indivíduo de ações e pensamentos corretos, pois foi ensinado a ele a se comportar da maneira que se comporta.
Especificando isso, sabemos que o comportamento do indivíduo é o resultado do meio em que ele cresce e do meio em que vive, aprendendo tanto com a família quanto com a sociedade em geral.
Uma maneira de enxergarmos isso é fazer uma comparação com as diferentes culturas, pois cada grupo tem os seus próprios costumes, foram criados de modos diferentes e acreditam que estes são as melhores para se viver em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário