A complexidade da constituição docente
Penso que com a desestruturação da família nos
dias de hoje o professor tem suprido não somente a parte pedagógica que é a que
lhe compete, mas também a parte afetiva como pai ou mãe.
Vemos nos nossos alunos os rostos de crianças
que querem não somente aprender ler e escrever, mas que precisam de um abraço e
de sentir que são especiais e que existe um alguém que se importa que ela vá
bem aos estudos e que cresça como cidadãos participativos do meio em que vivem.
Professor leitor
O professor que tem com ele a pratica da
leitura é um sujeito capaz de transformar o mundo dos alunos. Pois qual é o
professor que consegue fazer com que seus alunos tomem gosto pela leitura se
ele não é leitor?
É raro encontrarmos nas escolas uma equipe de
professores onde todos gostem de ler e quando há uma oportunidade dizem ainda
que já precisam ler tantos textos para preparar suas aulas e que por isso não
fazem leitura para seus alunos em sala de aula.
A educação de pessoas com necessidades
especiais é de fato ineficaz?
Vejo que a educação do sujeito com
necessidades especiais precisa ser de fato especial para que haja um rendimento
satisfatório na vida deste. Incluir este aluno na rede regular de ensino com o
pretexto de que ele é igual a todos e que por isso tem que estar ali é uma
atitude bastante eficaz, no entanto sabemos que para isso precisamos dispor de
profissionais qualificados para que venha ocorrer o aprendizado destes alunos.
Modelos de ensino: das concepções docentes às
práticas pedagógicas
O processo de ensino tradicional era
ministrado pelo professor que muita das vezes colocava seus alunos para uma
determinada atividade repetitiva, onde se acreditava que os alunos iriam
aprender através da repetição de silabas e palavras.
Já o processo de
ensino construtivista veio como uma maneira de descobrir no que os alunos
pensam quando estão aprendendo a ler e a escrever. O professor como facilitador
do processo de aprendizagem dos alunos coloca os mesmos em atividades
desafiadoras que faz com que pensem sobre o objeto de estudo. Sendo assim o
professor valoriza o que os alunos já sabem para que eles avancem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário