terça-feira, 2 de julho de 2013

Profissão Docente e Educação Especial / Inclusiva

A complexidade da constituição docente
Penso que com a desestruturação da família nos dias de hoje o professor tem suprido não somente a parte pedagógica que é a que lhe compete, mas também a parte afetiva como pai ou mãe.
Vemos nos nossos alunos os rostos de crianças que querem não somente aprender ler e escrever, mas que precisam de um abraço e de sentir que são especiais e que existe um alguém que se importa que ela vá bem aos estudos e que cresça como cidadãos participativos do meio em que vivem.

Professor leitor
O professor que tem com ele a pratica da leitura é um sujeito capaz de transformar o mundo dos alunos. Pois qual é o professor que consegue fazer com que seus alunos tomem gosto pela leitura se ele não é leitor?
É raro encontrarmos nas escolas uma equipe de professores onde todos gostem de ler e quando há uma oportunidade dizem ainda que já precisam ler tantos textos para preparar suas aulas e que por isso não fazem leitura para seus alunos em sala de aula.

A educação de pessoas com necessidades especiais é de fato ineficaz?
Vejo que a educação do sujeito com necessidades especiais precisa ser de fato especial para que haja um rendimento satisfatório na vida deste. Incluir este aluno na rede regular de ensino com o pretexto de que ele é igual a todos e que por isso tem que estar ali é uma atitude bastante eficaz, no entanto sabemos que para isso precisamos dispor de profissionais qualificados para que venha ocorrer o aprendizado destes alunos.

Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas
O processo de ensino tradicional era ministrado pelo professor que muita das vezes colocava seus alunos para uma determinada atividade repetitiva, onde se acreditava que os alunos iriam aprender através da repetição de silabas e palavras.
Já o processo de ensino construtivista veio como uma maneira de descobrir no que os alunos pensam quando estão aprendendo a ler e a escrever. O professor como facilitador do processo de aprendizagem dos alunos coloca os mesmos em atividades desafiadoras que faz com que pensem sobre o objeto de estudo. Sendo assim o professor valoriza o que os alunos já sabem para que eles avancem.

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