quarta-feira, 3 de julho de 2013

Profissão Docente e Educação Especial / Inclusiva

Professor pensador
Para que o professor venha suprir suas próprias necessidades no exercício de suas funções de ensinar ele precisa refletir sobre suas praticas do dia a dia para que não caia em um instrucionismo limitante. Precisa ser criativo buscando várias alternativas para chegar ao objetivo, que é o de conseguir internalizar em seu aluno aquilo que se quer que ele aprenda.
Para isso precisamos nos apropriar da leitura reflexiva que faça com que venhamos ter prazer pela ação de refletir e criar.

Professor autor
Quando a leitura se faz presente na vida do professor, ele automaticamente passa a conhecer diversas experiências que os autores tiveram ao logo de seus trabalhos e de suas pesquisas, isso faz com que o professor passe a ser o próprio autor de suas praticas na busca de ações inovadoras que propiciem um melhor resultado no exercício da sua missão de educar.

O professor não pode estar só: parcerias dentro da escola
Precisa existir esta parceria dentro da escola, pois é de fundamental importância que a família, as instituições de saúde e os professores venham estar juntos no desenvolvimento do educando com necessidades especiais. Essa ação conjunta é o começo de um novo olhar para a inclusão dos alunos na rede regular de ensino. O trabalho interdisciplinar faz com que todos tenham um só pensamento, um só objetivo e com certeza traz melhores resultados na vida social deste educando.
O professor não pode estar só. O espaço interdisciplinar
O grande problema é que esse espaço interdisciplinar ele nunca acontece. É difícil encontrar em uma escola ações de profissionais de áreas diferentes em busca de um objetivo só. Não há dialogo entre estes profissionais em busca da resolução de problemas dentro da escola. Simplesmente cada um presta seu parecer a cerca do educando e fica por isso mesmo.
Mesmo sendo uma garantia em lei que o educando deva receber apoio destes profissionais isso não acontece, pois quando tem a participação de um profissional da saúde, sempre acontece como um fato isolado onde o professor ele não tem espaço para participar do trabalho desempenhado por médicos ou enfermeiros. Esse trabalho interdisciplinar ele deve ser trabalhado com estes profissionais quando estes estão estudando para o exercício de suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário